Cimed conquista o Prêmio Top of Mind na categoria de Medicamentos Genéricos

Pela segunda vez consecutiva, farmacêutica recebe o prêmio em cerimônia que reconheceu as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa do Datafolha

A Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas, conquistou o Prêmio Top of Mind como uma das marcas mais lembradas do país na categoria Medicamentos Genéricos, com base em pesquisa nacional realizada pelo Datafolha. O resultado foi divulgado na última terça-feira, dia 22 de outubro, em evento exclusivo para convidados que reuniu representantes das maiores empresas do país e do mercado publicitário. 

Neste ano, a Cimed apresentou uma grande iniciativa de inclusão, com o lançamento de novas caixinhas que facilitam a leitura dos consumidores idosos ou com problemas de visão: todas as embalagens dos genéricos da Cimed agora tem letras maiores, de forma que o nome da molécula e outras informações de uso podem ser lidas com mais facilidade. Além disso, a nova caixinha tem espaços em branco para escrever de quantas em quantas horas o paciente precisa tomar aquele medicamento e a quantidade de doses — a famosa posologia, além da duração do tratamento. 

Segundo João Adibe, CEO da Cimed, o desempenho da farmacêutica no mercado, mesmo em um cenário competitivo, reflete a dedicação em atender às necessidades dos clientes e consumidores. “Com os nossos medicamentos genéricos, garantimos preços justos, permitindo que mais brasileiros tenham acesso à saúde. Além disso, neste ano, nossas caixinhas receberam nova roupagem. Inovamos ao incluir em nossa identidade a facilidade em incluir letras maiores e espaço dedicado a posologia, intervalo e duração, tornando a experiência do usuário mais acessível. Por fim, nossa forte presença no dia a dia do brasileiro, através de campanhas em diversos canais de comunicação, nos ajuda a construir um relacionamento sólido e a ser uma marca reconhecida e confiável”, destaca Adibe.

Campeã na venda de genéricos 

Líder em vendas no mercado participativo da categoria e presente em 98% das farmácias brasileiras, a Cimed é uma grande entusiasta dos medicamentos genéricos que, com preços mais baixos, contribuíram para aumentar o acesso da população à saúde. Desde a sua adoção, em 1999, a expectativa de vida do brasileiro saiu de 70,06 anos para 75,5 anos atualmente, segundo a pesquisa Censo 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Pela legislação, os genéricos devem ser comercializados com, no mínimo, um desconto de 35% em relação aos demais. Os preços menores já representam uma economia de cerca de R$ 300 bilhões ao bolso dos brasileiros, de acordo com a PróGenéricos. 

O forte desempenho da empresa neste segmento pode ser observado pelos resultados registrados no ano passado, quando o faturamento cresceu 5,4% na categoria. Nesse mesmo período, os genéricos representaram 38% da receita bruta ou 53% do volume de vendas da empresa no período. Foram mais de 200 milhões de caixinhas de genéricos comercializadas, um crescimento de 11%, em relação ao ano anterior. 

Inovações na categoria 

Em participação no II Fórum Esfera Internacional, realizado em Roma, na Itália, João Adibe – que integrou o painel “Investimentos na inovação: impactos na sociedade” –  reforçou a importância da tecnologia no segmento farmacêutico, e defendeu a digitalização da bula como forma de ampliação de acesso e redução de custos dos medicamentos.

“A exclusão da bula física representa um impacto significativo do ponto de vista de redução de resíduos e também no custo do medicamento. Hoje, mais de 10% do preço dos genéricos está relacionado ao custo de produção gráfica. Sem a bula impressa, é possível reduzir ainda mais o valor dos genéricos e ampliar a acessibilidade da população à tratamentos”, explica João Adibe.

A Cimed também aumentou o investimento em mídia e em ações educacionais sobre medicamentos genéricos, como por exemplo, com o merchandising durante o programa Domingão com Huck, do apresentador Luciano Huck, na TV Globo. 

Sobre a CIMED 

A Cimed é a terceira maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 45 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. É a indústria que mais cresce anualmente em comparação ao mercado. Em 2022, a empresa registrou um crescimento de 23%, enquanto o mercado farmacêutico cresceu 14%. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 60 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em 90% das farmácias brasileiras. Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com 24 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol. Recentemente, lançou a linha Carmed Fini, que foi um verdadeiro sucesso nas redes sociais e gerou uma grande repercussão. O produto esgotou nas farmácias e superou o faturamento de R$ 40 milhões.

Sobre o Top Of Mind:

O Top of Mind da Folha de S.Paulo é uma pesquisa anual que identifica as marcas mais lembradas pelos consumidores em diversas categorias. O objetivo é revelar quais empresas têm o maior reconhecimento e presença na mente do público. A pesquisa é realizada por meio de entrevistas, onde os consumidores são questionados sobre quais marcas vêm imediatamente à mente quando pensam em determinados produtos ou serviços. Os resultados ajudam as empresas a entender sua posição no mercado, avaliar a eficácia de suas estratégias de marketing e ajustar suas abordagens para melhorar a visibilidade e o reconhecimento da marca.

Foto: Cimed.

Ale Maya

Ale Maya

Ale Maya é fotojornalista formada em Fotografia pelo Centro Europeu e autora da rádionovela Caminhos Cruzados, que, após sucesso, foi adaptada para um livro e roteiro. Ela foi locutora na Rádio Cultura no programa Estação da Tarde e apresentadora na CWB TV, onde comandou um programa de variedades. Atualmente, Ale apresenta o Programa Flash Curitiba. Com 13 anos de experiência no meio da comunicação, atua como fotógrafa, editora do Portal Flash Curitiba, e do podcast Flashcast. Além disso, é colunista social, bem relacionada na sociedade curitibana e roteirista do seriado Família Zoreia. Ela está sempre estudando fotografia, mídias sociais e atualidades.
Fique por dentro de nossas novidades

Assine nosso boletim informativo


Comentários