De acordo com o relatório DataReportal 2023, o Brasil é um dos países que mais consomem podcasts
O formato podcast tem se consolidado como um dos meios de comunicação mais populares do mundo, segundo dados do relatório DataReportal 2023, revelando que 42,9% dos brasileiros entre 16 e 64 anos consomem esse tipo de conteúdo semanalmente. O Crystal Podcast, investimento do Shopping Crystal, está completando dois anos em dezembro de 2024, com uma média de 40h de gravações por mês, o espaço inovador que vem atender à crescente demanda pelo formato de áudio, que conquistou milhões de brasileiros nos últimos anos.
No Brasil, o consumo de podcasts cresceu 28% de janeiro a setembro de 2023, refletindo um aumento de 36% na produção de programas. Com mais de 5 milhões de podcasts disponíveis no Spotify, o país se destaca como um dos maiores consumidores desse formato. Atualmente, segundo Bruno Mendes Coutinho, gerente do Crystal Podcast, a demanda é majoritariamente para podcasts com 70% das produções, 20% vídeos para redes sociais e 10% vídeo aulas. Durante os dois anos de funcionamento, o estúdio já gravou quase mil horas de conteúdos.
O estúdio oferece um espaço equipado para que criadores de conteúdo gravem, editem e publiquem seus conteúdos em um ambiente projetado para atender tanto podcasts como outros serviços relacionados a áudio e vídeo. “Nosso estúdio não é apenas um espaço físico, mas sim um centro dentro do universo do podcasting. Ele acolhe histórias, conversas e ideias, proporcionando a plataforma ideal para que os criadores possam se expressar e conectar-se com seu público”, afirma Bruno.
Algumas produções do Crystal Podcast se destacam no mercado, como os comentários semanais de Carneiro Neto e Augusto Mafuz sobre futebol no Carneiro & Mafuz, o podcast possui média de 10 mil visualizações por episódio. Outro podcast crescente é o GibaLavras, comandado pelo professor Giba, ex-integrante da Seleção Paulista e Brasileira de Handebol e palestrante sobre educação. No programa o professor recebe convidados para discutir temas relacionados à educação brasileira.
Além do aluguel do estúdio, o espaço oferece diversos serviços, como assessoria em marketing digital, edição profissional e mais, tanto para empresas quanto para projetos independentes. “Qualquer pessoa pode alugar o espaço, tanto quem já tem um podcast em andamento ou quem ainda está iniciando um projeto, nós criamos toda a identidade visual do projeto caso não tenha ainda também”, completa ele. Para a coordenadora de marketing do Shopping Crystal, Jessica Fernandes, o estúdio agrega a cartela de serviços do shopping de forma inovadora e atrativa. “Muitas empresas buscam esse formato para comunicar suas ideias e valores, o estúdio atende a diversas necessidades e contribui com o público do shopping, fornecendo uma proposta única e necessária”, finaliza.
Serviço
Crystal Podcast
Os interessados podem agendar visitas e conhecer de perto as possibilidades que o estúdio tem a oferecer. Para mais informações sobre o Crystal Podcast, acesse www.crystalpodcast.com.br ou entre em contato pelo número (41) 9763-0101.
Shopping Crystal
Endereço: R. Comendador Araújo, 731 – Batel, Curitiba – PR
Redes sociais: @shoppingcrystal
Mais informações: www.shoppingcrystal.com.br
Sobre o Shopping Crystal
Inaugurado em 1996, o Shopping Crystal é administrado pelo Grupo Argo. Localizado em uma região estratégica da cidade, é um dos principais centros de compras e lazer de Curitiba. Com uma ampla variedade de lojas e opções de entretenimento, o shopping tem como missão proporcionar uma experiência única e agradável para seus visitantes. Sempre em busca de inovação e crescimento, o Shopping Crystal consolida-se como um espaço de referência para toda a família, reunindo marcas reconhecidas e oferecendo serviços de alta qualidade.
Foto: Divulgação | Envato.