Programação da nova emissora, com frequência FM 96,7 em Curitiba (PR), será 70% automatizada e gerada por inteligência artificial
A Rede Evangelizar de Comunicação, com sede no Paraná, iniciou as operações da primeira rádio “easy” católica do mundo. A estreia foi no último fim de semana. Com o objetivo de oferecer uma opção de conteúdo que leva serenidade e espiritualidade para os ouvintes, a Rádio Evangelizar Easy terá mais uma novidade: 70% da programação será gerada por inteligência artificial.
De acordo com Marcelo Medeiros, diretor geral da Rádios Evangelizar, o conceito de “rádio easy” é inspirado em um estilo de vida suave. “A ideia é que os ouvintes encontrem uma experiência sonora que favoreça momentos de intimidade com o sagrado de cada um, algo importante para quem busca a presença de Deus de forma leve e suave. Queremos quebrar barreiras, mostrando que música e fé podem seguir juntas de forma contemporânea e envolvente“, destaca.
A proposta da nova rádio é não apenas entreter, mas também proporcionar momentos de reflexão e conexão com a fé católica, assim como a TV Evangelizar e as Rádios Evangelizar FM, além da Lumen Clássica, também do grupo, que tem o propósito de evangelizar por meio dos canais de comunicação.
De forma inovadora, a Rádio Evangelizar Easy terá a inteligência artificial como ferramenta na curadoria da programação, permitindo a personalização da experiência do ouvinte. “A IA entrega conforme o dia e horário, combinando músicas que acalmam pela manhã, energizam à tarde e relaxam à noite”, explica o diretor. Além disso, a tecnologia vai ser utilizada para gerar conteúdos reflexivos diários e acompanhar as preferências dos ouvintes, oferecendo sugestões de músicas e programas que mais se alinhem à preferência do público.
A seleção musical da rádio, que já pode ser sintonizada na frequência FM 96,7, em Curitiba (PR), e ouvida em qualquer parte do mundo pela Internet, prioriza canções que transmitem mensagens de fé e espiritualidade. “Escolhemos artistas que promovem valores cristãos, católicos de forma acessível, sem abrir mão da qualidade musical”, ressalta Medeiros. A seleção vai envolver tanto artistas consagrados quanto novos talentos da música católica contemporânea, garantindo que a programação seja relevante para diferentes gerações.
Além da música, a programação da nova rádio inclui quadros voltados para a reflexão espiritual e desenvolvimento pessoal. Os ouvintes podem esperar orações, leitura de passagens bíblicas comentadas por especialistas e reflexões sobre temas contemporâneos, sempre conectados com a fé católica. A rádio também terá entrevistas e testemunhos que inspiram os ouvintes.
Foto: Divulgação.