Memorial Árabe traz exposição do fotógrafo e artista multimídia Waldo Rafael

Lorisvaldo Teixeira (Waldo): Uma trajetória de expressão e inovação na fotografia e nas artes plásticas

Ao longo de sua carreira artística, Lorisvaldo Teixeira, também conhecido como Waldo, tem se dedicado a explorar uma diversidade de expressões visuais, mantendo sempre um olhar contemporâneo sobre os temas que retrata escolher. Seu trabalho abrange desde o figurativo, com abordagens mais diretas, até criações mais desenvolvidas e inovadoras, refletindo sua constante evolução.

Seu primeiro projeto significativo, Cajado (2004), foi composto por imagens figurativas, capturando a essência do tema de maneira impactante. A partir desse momento, sua pesquisa artística evoluiu para uma abordagem mais contemporânea, o que possibilitou o desenvolvimento de criações inovadoras, como a série Objetos (2003). Três fotografias desta série foram selecionadas para a exposição Paralelos , realizada no Centro Cultural Brasil-Espanha. O sucesso contínuo com sua participação no 43º Salão de Artes Plásticas de Santa Helena (PR), onde suas obras foram reconhecidas com uma menção honrosa.

Entre os anos de 2000 e 2005, Waldo teve o privilégio de ser selecionado para grandes mostras e salões, incluindo o Nacional de Artes Plásticas de Curvelo (MG) e o Salão de Artes Plásticas “Araras Araense” (SP), em 2004. Participou também da VI Mostra de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Curitiba (2001) e da 2ª Mostra Coletiva de Fotografia promovida pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS).

Até hoje, Waldo participou de mais de 30 exposições, incluindo mostras coletivas e salões de arte. Em 2022, ele expôs na Assembleia Legislativa, destacando a interseção entre fotografia e literatura, e, em 2024, marcou presença na exposição Reflexo de Curitiba , organizada pela Serra Verde e ACCUR.

Seu currículo de exposição é vasto e inclui a 8ª Mostra de Artes Plásticas da Unicentro (PR), o Arte com Arte 2 no Clube Curitibano, e mostra importantes como a exposição Cajado no Centro Cultural Brasil-Espanha (1999). Waldo também participou da exposição itinerante O Cajado , realizada na Biblioteca Pública do Paraná, além de contribuições significativas para o Catálogo Artes Plásticas da Caixa Econômica Federal (2003) e a 1ª Mostra Vazio OFF Bienal na Internet (2009).

Além de sua prolífica participação em exposições, Waldo também investiu em sua formação acadêmica e profissional. Realizou cursos como a Oficina de Fotografia “Stop Motion” no Centro Europeu, a História do Cinema e Evolução , e a Imersão em Apreciação Artística no Solar do Rosário. Sua formação também inclui cursos em decoração de interiores e fotografia documental e fotojornalismo, sempre com o intuito de aprimorar suas habilidades artísticas e expandir sua visão sobre a arte contemporânea.

Com uma carreira marcada por experimentação e inovação, Waldo continua a ser uma referência no cenário artístico, refletindo as transformações do olhar contemporâneo sobre o mundo através de suas imagens e criações.

Serviço:

Memorial Árabe – Centro de Conhecimento Gibran Khalil Gibran

Avenida João Gualberto,141 -Centro Cívico

Data: 07/12/24

Das: 9h00 às 13h00

Foto: Waldo Rafael.

Ale Maya

Ale Maya

Ale Maya é fotojornalista formada em Fotografia pelo Centro Europeu e autora da rádionovela Caminhos Cruzados, que, após sucesso, foi adaptada para um livro e roteiro. Ela foi locutora na Rádio Cultura no programa Estação da Tarde e apresentadora na CWB TV, onde comandou um programa de variedades. Atualmente, Ale apresenta o Programa Flash Curitiba. Com 13 anos de experiência no meio da comunicação, atua como fotógrafa, editora do Portal Flash Curitiba, e do podcast Flashcast. Além disso, é colunista social, bem relacionada na sociedade curitibana e roteirista do seriado Família Zoreia. Ela está sempre estudando fotografia, mídias sociais e atualidades.
Fique por dentro de nossas novidades

Assine nosso boletim informativo


Comentários